10 saladinhas para celebrar o início da primavera

10 saladinhas para celebrar o início da primavera

 

A estação mais florida do ano chegou, trazendo além de um visual mais colorido para a cidade, uma onda de calor que aumenta a vontade de ter pratos fresquinhos à mesa. Nesta época, saladas de todos os tipos são muito bem-vindas, desde as mais levinhas, ricas em folhas, até as mais nutritivas, com o complemento de macarrão ou proteínas. Por isso, selecionamos dez receitas que vão fazer seus dias primaveris ainda mais gostosos! Programe-se para fazê-las e bom apetite!

 

Salada mediterrânea de gorgonzola

 

 

 

Sem essa de a salada de alface e rúcula ser sem graça! Nesta receita o toque extra fica por conta do queijo e da combinação de nozes, mostarda, pera e figo.

 

Ingredientes:

1 colher (café) de mostarda

3 colheres (sopa) de suco de limão

150 gramas de queijo gorgonzola 

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

100 gramas de nozes picadas

1 pé de alface americana ou roxa lavada e seca

1 pé de rúcula

2 unidades de pera

4 unidades de figo

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque o sal, a pimenta-do-reino e a mostarda no fundo de uma saladeira e junte o suco de limão, mexendo bem. Vá acrescentando 1/3 dos cubos de gorgonzola, amassando bem com um garfo para transformar num creme grosso. Acrescente o azeite aos poucos, mexendo sempre. Junte as nozes, o restante do gorgonzola e cubra com as folhas de alface rasgadas e as folhas de rúcula. Momentos antes de servir, corte as peras em 8 partes e os figos em 4 partes, disponha sobre as folhas e mexa a salada de baixo para cima até que fique bem temperada.

 

 

Vegetais Salteados

 

 

Unir cenoura, brócolis e abobrinha em uma salada é garantia de sucesso. Esta receita de vegetais salteados traz os três juntos e um toque gostosinho de um tempero bem simples. Para comer no dia a dia como prato principal ou como complemento de uma bela carne.

 

Ingredientes

500 mililitros de água

1 xícara (chá) de cenoura cortada em cubos pequenos

1 xícara (chá) de brócolis

1 xícara (chá) de abobrinha sem sementes, cortada em cubos pequenos

2 colheres (sopa) de maionese

1 colher (chá) de salsinha picada

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque 500 ml de água e a cenoura. Leve ao fogo alto para ferver. Quando ferver, junte os brócolis e a abobrinha. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a cenoura estar “al dente”. Escorra e volte os ingredientes à panela. Acrescente a maionese e misture até que todos os vegetais estejam envolvidos por ela. Volte a panela ao fogo, deixe aquecer bem, polvilhe a salsa e retire do fogo. Sirva em seguida, ainda quente, ou leve à geladeira para esfriar e ser servido bem fresquinho.

 

 

Salada de macarrão com molho de iogurte

 

 

 

Macarrão não precisa ser comido sempre quente, com molhos que aquecem o corpo: ele pode ser preparado como uma salada fresquinha, com peito de peru, alcaparras e iogurte temperado (sim! é uma delícia!). Não deixe de conferir esta receita!

 

Ingredientes

500 gramas de macarrão farfalle (gravatinha)

2 unidades de ovo grandes cozidos e picadinhos

250 gramas de peito de peru defumado, em um pedaço só, cortado em tirinhas

2 colheres (sopa) de alcaparra picadinhas

1 xícara (chá) de azeitonas picadinhas

340 gramas de iogurte desnatado

2 colheres (sopa) de mostarda

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de erva-doce picadinha

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra, passe em água fria para interromper o cozimento e coloque numa saladeira grande. Junte os ovos cozidos, o peito de peru defumado, as alcaparras, as azeitonas e reserve. Para o molho, misture bem o iogurte com a mostarda, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino – nesta ordem. Junte a erva-doce e misture bem. Coloque sobre a massa reservada e misture delicadamente. Sirva a seguir.

 

 

Salada com manga

 

 

 

Pense em uma salada pá-pum, que fica pronta rapidinho e é uma delícia. Ela está aqui, nesta receita de salada com manga. É só juntar alface, kani-kama, cebola e, claro, manga para a magia acontecer. Ideal para aqueles dias mais quentes de primavera.

 

Ingredientes

10 folhas de alface crespa cortadas em tiras

1 unidade de cebola pequena cortada em tiras

5 unidades de kani-kama cortados em tiras

1/2 unidade de manga cortada em tiras

1/2 xícara (chá) de maionese

2 colheres (sopa) de cebolinha-verde

1 colher (chá) de vinagre balsâmico

 

Modo de preparo

Em uma saladeira grande, distribua a alface, a cebola, o kani-kama e a manga. Reserve. À parte, em uma tigela, misture a maionese, a cebolinha e o vinagre. Coloque sobre a salada e sirva a seguir. Se preferir, substitua a alface por meio maço de agrião.

 

 

Salada nutritiva ao molho de pera

 

 

 

Mais uma vez, o macarrão sai dos pratos quentes para ser protagonista de uma salada. Na receita de salada nutritiva ao molho de pera, ele é acompanhado por queijo cottage, iogurte, peito de peru, tomate cereja, nozes, castanhas-do-pará e, como não poderia deixar de ser, pera. É nutritiva mesmo!

 

Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (sopa) de suco de limão

2 unidades de pera médias picadas

1 unidade de iogurte desnatado

500 gramas de macarrão penne

200 gramas de queijo cottage cortado em cubos

300 gramas de peito de peru cortado em cubos

15 unidades de tomate cereja cortados ao meio

100 gramas de nozes picadas

100 gramas de castanha-so-pará picadas

sal a gosto

raspa de limão a gosto

manjericão a gosto

 

Modo de preparo

Bata no liquidificador o azeite extra virgem, o suco de limão, as peras e o iogurte natural. Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão, mexa delicadamente e reserve. Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque a massa em um refratário grande, acrescente o molho de pera e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o queijo cottage, o peito de peru, os tomates cereja, as nozes, as castanhas-do-pará e misture delicadamente. Decore com as folhinhas de manjericão e sirva a seguir.

 

 

Salada caprese

 

 

 

A tradicional salada à base de macarrão, tomates secos, ricota e rúcula não poderia ficar de fora da nossa seleção de pratos primaveris! Nesta receita ela é montada em camadas que se complementam de forma deliciosa.

 

Ingredientes

3 xícaras (chá) de macarrão penne

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de mel

1 pitada de sal

200 gramas de ricota fresca

1 xícara (chá) de tomate seco

1 maço de rúcula

1/2 xícara (chá) de  manjericão em folhas

 

Modo de preparo

Cozinhe o penne conforme as instruções da embalagem. Quando estiver pronto, escorra e passe-o por água fria, para interromper o cozimento. À parte, junte o vinagre balsâmico, o azeite de oliva, o mel e o sal. Misture-os bem, até que virem um molho homogêneo. Solte a ricota amassando-a com um garfo ou passando-a por uma peneira. Tempere-a a gosto e reserve. Em um refratário fundo, monte a salada alternando as camadas. No fundo coloque as folhas de rúcula previamente lavadas. Por cima delas, uma camada de tomates secos (reserve alguns para decorar) e uma camada de penne. Regue tudo com um pouco do molho e adicione as folhas de manjericão. Faça mais uma camada de rúcula e salpique a ricota temperada por cima. Decore a salada com um pouco de tomates secos e sirva-a com o restante do molho à parte.

 

 

Salada niçoise

 

 

Esta receita é um clássico da cozinha francesa. A salada niçoise leva tomate, alface, rabanete, cebola, ovos, pimentão e anchova. Ótima para apreciar no calor. Veja a receita aqui.

 

INGREDIENTES

3 tomates frescos descascados

1 maço de alface (romana, de preferência)

8 rabanetes

½ cebola

3 ovos

½ pimentão vermelho ou amarelo

6 filés de anchova

Duas colheres de sopa de azeitonas

Manjericão (a gosto)

Azeite de oliva (a gosto)

 

MODO DE PREPARO

Cozinhe os ovos durante 6 minutos na água fervente. Corte-os em pedaços pequenos. Corte a alface, os rabanetes em fatias finas, o pimentão em pequenos cubos. Pique o manjericão e a cebola e corte o tomate em gomos pequenos. Ponha tudo em uma tigela com as azeitonas e a anchova. Tempere generosamente com azeite de oliva.

 

 

Salada de repolho roxo, cenoura, couve e hortelã

 

 

Para quem gosta de pratos coloridos, essa salada de repolho roxo, cenoura, couve e hortelã é uma boa opção. A hortelã é uma das estrelas da receita, dando um toque de frescor à preparação. O prato pode ser apreciado com uma proteína branca, como frango ou peixe - grelhados ou cozidos. Veja a receita aqui.

 

Ingredientes:

1 bandeja de repolho roxo

½ bandeja de couve ou 1 folha grande picada em tirinhas

1 cenoura fatiada em tiras finas (use estes cortadores multiuso)

Folhas grandes hortelã fresca

Sal marinho com ervas (incorporar as ervas no sal, ajuda a diminuir o consumo)

Azeite de oliva

Aceto balsâmico

Suco de ½ limão

 

Modo de preparo:

Lave bem todos os ingredientes, picando tudo e junte numa saladeira. Tempere tudo a gosto com o sal, azeite, aceto e limão. Pronto, é só servir com a sua carne grelhada e uma boa taça de vinho.

 

 

Salada fatuche (ou fattoush)

 

 

 

Fatuche, ou Fattoush, é uma salada típica da culinária árabe e leva especiarias exóticas como sumac, zaatar, melaço de romã e pimenta da Jamaica. Vale a pena experimentar este prato saudável e diferenciado!

 

Ingredientes

Salada

1 cabeça de alface americana higienizada e rasgada grosseiramente

1 cebola média cortada em tiras finas 

1 pepino japonês cortado em meia lua

2 tomates maduros e firmes cortados em cubos médios

1 colher de chá de sumac (opcional)

1 colher de chá de zaatar (opcional)

1 xícara de folhas de hortelã fresca picadas

1/2 xícara de salsinha picada 

2 pães pita levemente tostados

Sementes de romã para decorar

Molho

1/2 xícara de azeite

1/4 de xícara de melaço de romã (opcional)

1 pitada de pimenta da Jamaica

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Suco de limão a gosto

Raspas de limão a gosto

 

Modo de preparo:

Salada: Em uma saladeira grande, misture bem todos os ingredientes (exceto o pão) e reserve.

Molho: Misture bem os ingredientes em uma tigela e reserve na geladeira até a hora de servir.

Montagem: Espalhe os pedaços de pão pita por cima da salada e regue com o molho reservado. Sirva a seguir. 

 

 

Salada primavera crocante com abacate

 

 

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas, famosa por ser amiga do coração, evitando, por exemplo, o aumento do colesterol. Sendo assim, que tal incluir este ingrediente em um prato colorido? Esta salada primavera crocante com abacate inclui espinafre e rúcula, alimentos ricos em cálcio e outros nutrientes importantes.  Veja a receita aqui.

 

Ingredientes:

2 porções

100 g de folhas de espinafre cru

100 g de folhas de mini rúcula

1 avocado maduro (ou 1/2 abacate médio maduro)

1 abobrinha pequena

10 tomates cereja

2 fatias de pão de forma

8 ovos de codorna cozidos

Azeite de oliva

Vinagre balsâmico

Sal e pimenta do reino a gosto

Orégano a gosto

Sementes de girassol descascadas (opcional)

 

Modo de preparo:

Corte a abobrinha e o abacate em cubos pequenos e fatie os tomates e os ovos ao meio. Reserve. Corte as fatias de pão em quadrados não muito grandes. Em seguida, em uma frigideira aquecida com azeite, doure os pedaços por cerca de 5 minutos até ficarem crocantes. Salpique orégano e um pouco de sal. Reserve. Na mesma frigideira, salteia rapidamente os cubos de abobrinha com um pouco de azeite. Eles devem ficar firmes (crocantes). Tire do fogo e deixe esfriar. Em um pote para salada, espalhe as folhas de espinafre e as folhas de rúcula. Misture delicadamente com as mãos. Em seguida, coloque a abobrinha, os tomates, o abacate e os ovos. Tempere tudo com azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a gosto. Misture com cuidado para os sabores incorporarem. Finalize com os pedaços de pão e as sementes de girassol. Sirva a seguir.