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12 dicas para cumprir a promessa de emagrecer em 2020

12 dicas para cumprir a promessa de emagrecer em 2020
Redação Rio Gourmet
Por: Redação Rio Gourmet
Dia 06/01/2020 16h44

Endocrinologista apresenta lista de ações que podem ser feitas, mês a mês, para conquistar um dos objetivos mais comuns de ano novo: a busca por um corpo mais saudável.

Perder alguns quilinhos, esse é um dos desejos que muita gente coloca na lista de promessas para o Ano Novo. O Réveillon traz a sensação de recomeço, uma chance para fazer diferente, de deixar tudo para trás e começar uma vida nova e mais saudável. Mas, os dias passam, a dieta fica em segundo plano e a euforia típica das festas se transforma em uma vaga lembrança.

Pensando em manter ativado o foco durante o ano todo, o médico Danilo Mentrop, pós-graduado em endocrinologia pelo IPEMED (Instituto de Pesquisa e Ensino Médico), considera essa vontade extra positiva e sugere que ela seja levada a sério. “É um começo, pois o indivíduo realizou o primeiro passo para a mudança que é a autocrítica. O que não pode é se esquecer da promessa. É necessário ter foco e persistir”, reforça o médico que também possui formação em Harvard.

Para que a promessa do emagrecimento saudável seja cumprida, o especialista lembra: "esqueça a pressa, ela é a sua pior inimiga". Aliado a isso, confira as 12 dicas (uma para cada mês do ano) para que você fique em dia com a saúde e o bem-estar e alcance resultados em sua estratégia:

1. Esteja no controle

É preciso fazer uma reprogramação metabólica. “Mastigue mais, assim, você evita repetir o alimento. Coma porções menores e apenas quando estiver com fome. Evite se alimentar depois das 19h e faça a ingestão de água apenas nos intervalos entre as refeições”, recomenda o endocrinologista.

2. Abandone dietas muito restritivas

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“Todo ano surgem novas dietas, mas a ideal para você é aquela que se adapta à sua rotina, ao que você consegue fazer, pois depende de como você funciona, do seu metabolismo e da sua individualidade biológica”, alerta.

3. Procure ajuda

Caso tenha dificuldade em traçar uma rotina alimentar procure um profissional da nutrição. Ele pode mostrar o melhor caminho a seguir.

4. Evite buscar compensações nos alimentos para frustrações

Sejam elas profissionais ou pessoais. Essa atitude é autos sabotadora e pode gerar uma compulsão alimentar.

5. Busque o autoconhecimento

De acordo com Danilo Mentrop, é importante perceber porque come determinado alimento, quando come, o que sente enquanto está comendo e como fica depois. A partir disso é possível sair do piloto automático e priorizar o emagrecimento.

6. Consuma mais alimentos de verdade

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“Inclua mais peixes, frango orgânico, ovos e evite carne vermelha. Comece diminuindo aos poucos adotando atitudes como a 'Segunda sem carne'”, ensina o especialista.

7. Tenha uma rotina de exercícios físicos

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Danilo recomenda que seja pelo menos, três vezes na semana. “Os exercícios físicos são os maiores aliados do emagrecimento e também um ótimo remédio para combater o estresse e a depressão”.

8. Faça pequenas mudanças de atitudes no dia a dia

Usar a escada ao invés de usar o elevador, dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar, ou então levar o seu pet para passear, podem ajudar a começar uma vida nova.

9. Procure outras atividades prazerosa

Encontre algo que te faça bem, como meditar, assistir a um filme, ler um livro, ouvir uma música que você gosta, aprender algo novo, brincar com o animal de estimação. Busque outras formas para se sentir bem e não apenas comendo.

10. Faça substituições inteligentes

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“Ao invés de chocolate branco, prove o chocolate amargo, no lugar da pipoca doce, coma só pipoca, substitua o refrigerante por uma água com gás ou água saborizada ou limonada. Troque o pão e tudo que tenha farinha de trigo por tubérculos (batatas, inhame, aipim), evite gorduras que inflamam como azeite de milho, de soja e girassol, priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco, abacate e oleaginosas”, ensina Danilo Mentrop.

11. Priorize batatas, aipim, arroz integral, quinoa e evite as massas

O especialista recomenda comer saladas e verduras regadas com azeite de oliva e aumentar o consumo de frutas e oleaginosas (sementes). “Deixe de lado enlatados e industrializados e aposte em mais temperos e especiarias. Evite comer todos os dias a mesma coisa, assim, evitamos sensibilidade alimentar”.

12. Tire um tempo para se distrair

“Ao sair com amigos e família se divertindo, os alimentos são processados de maneira diferente do que quando você está sentado em casa, deprimido, controlando o que come e se preocupando com calorias. Divertir-se emocionalmente permite que você se divirta gastronomicamente. Isso não vai fazer com que você aumente de peso”, finaliza.

 

Serviço:

Dr. Danilo Mentrop – Endocrinologia / Metabologia do Esporte

Endereço: Rua Jornalista Ricardo Marinho, 360, grupo 129 – Parque das Rosas – Barra da Tijuca

Tel: (21) 3844-8800

Instagram: @drdanilomentrop

www.drdanilomentrop.com.br 

 

 

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