Revista RioGourmet - O Guia Gastronômico da Cidade

Aguarde, carregando...

3 RECEITAS DE RENOMADOS CHEFS PARA FAZER UMA SOPA GRIFADA

3 RECEITAS DE RENOMADOS CHEFS PARA FAZER UMA SOPA GRIFADA
Redação Rio Gourmet
Por: Redação Rio Gourmet
Dia 20/07/2020 17h51

Um cardápio prático e delicioso

Para quem está apaixonado com “ faça você mesmo” e durante esta pandemia virou um culinarista de primeira, publicamos três receitinhas coroadas por chefes renomados. É só seguir direitinho as receitas compartilhadas e bom apetite.

Sopa de frutos do mar
Paolo Neroni (Margutta

3 RECEITAS DE RENOMADOS CHEFS PARA FAZER UMA SOPA GRIFADA

Ingredientes


300g de camarão/350g de mexilhões/ 200g de lula/100g de vôngole/200g de polvo/ 2 litros de água para fazer caldo de peixe (sobra do peixe, cenoura, aipo e salsa)/1 cebola média picadinha/2 dentes alho grande picadinho/4 tomates picados em cubos/3 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva suficiente para fritar o alho e cebola/Ervas finas a gosto/Pimenta calabresa ou não e sal a gosto.

Preparo


Corte a lula e o polvo em anéis ou em cubos e reserve. Coloque a cebola e o alho para dourarem no azeite. Em seguida, coloque os tomates,  adicione o camarão e o tomate picadinho e refogue até o tomate começar a dissolver. Acrescente um litro de caldo e os outros temperos. Assim que a água aquecer, coloque a  lula e o polvo e aguarde cozinhar (uns 15 minutos). Acrescente o outro litro de água, os mariscos e acerte o sal. Coloque os camarões e aguarde que eles fiquem vermelhinhos (não deve-se cozinhá-los muito). Desligue o fogo. Rende: seis porções.
 

Sopa de cebola com damasco
Carla Faedo (Baby Concierge)

3 RECEITAS DE RENOMADOS CHEFS PARA FAZER UMA SOPA GRIFADA

Ingredientes

5 cebolas grandes picadas/3 dentes de alho picado/1 colher de sopa de shoyu/1 colher de sopa de água/10 damascos/Caldo de legumes caseiro/1 colher de sopa de azeite/Sal a gosto/Pimenta do reino a gosto/Cebolinha a gosto/ Caldo de legumes/2 cenouras/ 2 talos de salsão/1 cebola grande/2 litros de água/2 folhas de louro/1 cabeça de algopedaço de gengibre/5 grãos de pimenta-do-reino


Preparo


Doure no azeite os dentes de alho picados as cebola picada. Dourar bem, até a cebola ficar meio tostadinha nas bordas. Adicione uma colher de coco aminos ou shoyu, uma colher de sopa de água e os damascos e baixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de  5 minutos, logo após bater tudo no liquidificador ou mixer. Ir colocando o caldo de legumes para diluir até chegar na consistência de preferência. Adicione sal, pimenta-do-reino e bate novamente no liquidificador, prove e acerte o tempero. Sirva com cebolinha picada por cima.

Caldo de legumes: Lave todos os legumes, e as folhas de salsão. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses. Use formas de gelo para facilitar o descongelamento.

 

Creme de aspargos
José Carlos Paixão (Las Brutas)
 

 3 RECEITAS DE RENOMADOS CHEFS PARA FAZER UMA SOPA GRIFADA

Ingredientes


800g de aspargos em conserva ou 10 aspargos frescos/1/2 de cebola/2 dentes de alho/1 colher (sopa) de manteiga/2 xícaras (chá) de água/2 xícaras (chá) de creme de leite fresco/Azeite a gosto/Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo


Lave e seque bem os aspargos. Corte e despreze a base dura e branca dos talos. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para decorar a sopa. Fatie o restante dos aspargos em rodelas médias. Descasque e pique a cebola e o alho.

Leve ao fogo médio uma panela pequena para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por um minuto. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

Regue com a água, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, até os aspargos ficarem bem macios.

Pegue o caldo junto aos aspargos, bata a sopa no liquidificador. Junte à sopa o creme de leite fresco, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Prove e acerte o sal e a pimenta. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

 

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas do mundo gastronômico.