5 lugares próximos ao Rio para curtir o inverno

5 lugares próximos ao Rio para curtir o inverno

Embora o Brasil seja mundialmente conhecido como a terra do calor e das praias, nosso país conta também com cidades onde a temperatura cai bastante no inverno, deixando as paisagens e seus pontos turísticos ainda mais bonitos. Separamos 5 destinos, bem próximos à cidade do Rio de Janeiro, que vale a pena visitar na estação mais fria do ano. Confira!


NOVA FRIBURGO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É a segunda cidade mais fria do Rio de Janeiro. A cidade tem forte influência das culturas alemã e suíça, principalmente na gastronomia. Em seu calendário anual, Nova Friburgo conta com diversos festivais como o Festival de Queijos e Vinhos e o Festival de Inverno.

Para àqueles que não deixam de se aventurar nem durante o frio, a cidade oferece trilhas, cachoeiras e diversas piscinas naturais.

Já na área rural da cidade, a boa é conhecer os distritos de Mury, com sua gastronomia renomada e famosos restaurantes, e Lumiar com seu sossego e charmosas hospedagens.


PENEDO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Penedo se localiza na Serra da Mantiqueira do estado do Rio de Janeiro, próximo à divisa com São Paulo e é a única cidade do Brasil que teve colonização finlandesa nos anos 20.

A cidade, rodeada pelas montanhas do Parque Nacional de Itatiaia, se destaca pelo clima frio e pelos passeios ecológicos. É o destino perfeito para quem busca aventura. Há um passeio de quadriciclo para levar até o ponto mais alto de Penedo, lá o visitante é recompensado com uma bela vista da cidade. Para quem curte algo mais cultural, vale visitar o Museu Finlandês, que conta um pouco mais da história da colonização da cidade.

A gastronomia do local também merece destaque com restaurantes servindo massas, pizzas e inusitados pratos da culinária finlandesa. Além, claro, das famosas lojas de chocolate, como a Tonttulakki Suklaat (chocolates do gorro do gnomo, em finlandês).


ITATIAIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A cidade se encontra a 178 km da capital carioca e é o lar do ecoturismo. Localizada na região das Agulhas Negras, no sul fluminense, Itatiaia é o destino ideal para quem curte o friozinho da montanha.

O Parque Nacional do Itatiaia faz divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais. No lado do Rio, é possível fazer passeios leves e aproveitar fauna e flora riquíssimas com cachoeiras e piscinas naturais, como a Véu de Noiva e Itaporani. Para completar, os hotéis do Parque oferecem festivais de queijos e vinhos e de fondue para os hóspedes durante os meses de junho e julho.


VISCONDE DE MAUÁ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visconde de Mauá encanta com sua belíssima natureza local e é o principal destino para aqueles que buscam aventura. Vale a pena visitar locais como a Cachoeira do Escorrega, um cartão postal da cidade e de fácil acesso para quem estiver nos arredores de Maromba, e a Pedra Selada que tem uma trilha forte, de 3 horas de caminhada, até o topo.

Os bares e restaurantes de Visconde de Mauá tem sido destaque no cenário gastronômico brasileiro, com seus festivais de Pinhão e menus que oferecem pizzas artesanais, sopas e fondues.


ITAIPAVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Localizada na região Serrana do Rio e a 60 km da capital, Itaipava se caracteriza pelo seu clima de montanha com recursos de grande cidade, e por seu centro gastronômico que é considerado um dos mais importantes do estado e do país, conhecido como Vale Gourmet. O local conta com diversos restaurantes, passando pelas culinárias portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Um dos passeios que não pode ficar de fora é visitar o Castelo de Itaipava, construído na primeira metade do século XX, e fazer compras na Feirinha de Itaipava. A cidade é repleta de belezas naturais com suas estradinhas de montanha, vales floridos e diversas cachoeiras. É o destino para quem quer esquecer o caos da cidade grande, recarregar as baterias, comer bem e aproveitar o clima rural e sossegado. 

 

 

 

Publicidade