A influência africana na culinária brasileira

É extensa a lista de comidas que têm influência africana e que estão no cardápio dos brasileiros.
Novembro marca o mês da Consciência Negra e no dia 20 é celebrado o Dia de Zumbi dos Palmares. A data foi escolhida na década de 70, por um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul, por ser o dia da morte do líder que lutou contra a escravidão no nordeste. A celebração busca a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade.
Os negros africanos deram uma importante contribuição para a culinária brasileira. Eles introduziram ingredientes diferentes como leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta. Com eles foi descoberto o feijão preto, foram feitos o acarajé, vatapá, caruru, mungunzá, angu, pamonha e muito mais.
Os portugueses traziam da Europa os ingredientes para fazerem suas comidas. A comida reservada para os escravos era pouca. Eles se alimentavam dos restos que sobravam dos senhores. Mas, com criatividade, faziam comidas gostosas. Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras. Pés, orelhas, carne seca, rabos, costelinhas e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada.
Confira abaixo uma receita simples e deliciosa da Família Pinheiro, recriada pelo chef Claude Troisgros, para você fazer em casa:
Ingredientes:
· 500g de feijão preto;
· 2 linguiças calabresas, cortadas em cubos;
· 3 gomos de paio;
· 500g de carne seca;
· 500 de costela salgada;
· 500g de lombo suíno salgado;
· 1 cebola grande;
· 3 dentes de alho;
· Pimenta do reino;
· Lascas de pimentão verde;
· Coentro picado;
· Salsa;
· Cheiro verde;
· Alecrim;
· 1 saco de tempero em pó de feijão.
Farofa:
· 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
· 1 cebola média;
· 1 cenoura ralada;
· Sal (uma pitada).
Couve:
· 1 maço de couve;
· 4 dentes de alho;
· Azeite extravirgem.
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por, pelo menos, uma hora. Ferva a costela, a carne seca e o lombo duas vezes, para dessalgá-los. Na panela de pressão, coloque a cebola, o paio e a linguiça calabresa, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles. Depois de fervidas, acrescente as carnes salgadas. Acrescente o alho e refogue tudo até que as carnes ganhem mais cor. Inclua o feijão lavado, as lascas grandes de pimentão verde e uma pitada de pimenta-do-reino.
Encher a panela com água até cobrir o conteúdo, colocar uma pitada de alecrim, fechar a tampa e deixar na pressão por 25 minutos.
Quando o feijão estiver cozido, recolha as lascas de pimentão verde da panela e acrescente à panela salsa, cheiro-verde, coentro e o tempero de feijão em pó. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Enquanto o feijão estiver na pressão, vale ir preparando a farofa e a couve.
Farofa
Derreta as colheres de manteiga numa panela para dourar as cebolas e acrescente a cenoura ralada. Quando ambas estiverem coradas e a manteiga começar a soltar da cenoura, agregue farinha aos poucos, até atingir o ponto desejado. Por último, acrescente o sal.
Couve
A couve tem que estar fresca e, de preferência, deve ser comprada inteira. Por isso, evite as couves já raladas. Lave as folhas e corte-as em tiras bem finas. Em uma frigideira espaçosa, refogue o alho no azeite.
Em seguida, jogue a couve desfiada. Acrescente o sal e mexa por alguns minutos, até que ela perca o volume e esteja cozida.