Botequim Chico & Alaíde

Botequim Chico & Alaíde

 

Inaugurado em março de 2009, o bar Chico e Alaíde é a prova de que, ao contrário do dito popular, uma velha amizade pode, sim, transformar-se em bom negócio. Amigos há quase vinte anos, a mineira Alaíde Carneiro conheceu Francisco das Chagas Gomes Filho, o Chico, quando ele trabalhava em seu prédio. Ela, que na época já comandava a cozinha do Bracarense, o convidou para trabalhar como garçom no bar, em 1991. Além de cultivarem a amizade nesses mais de 15 anos juntos, graças ao carisma e ao bom humor típicos do casal, conquistaram a simpatia dos frequentadores e, motivados pelo desejo de ter um bar próprio onde pudessem receber os amigos, transformaram o sonho em realidade.

Quem chega ao aconchegante botequim instalado na Rua Dias Ferreira, um dos endereços mais badalados do Leblon, se sente em casa. Alaíde é a criadora das deliciosas receitas que são servidas junto com o tradicional chope da Brahma gelado, que continua sendo tirado pelo Chico. Aliás, muitas das receitas - como o famoso bolinho de aipim com camarão e catupiry e a empadinha de bobó de camarão - são copiadas por diversos restaurantes da cidade. Para a inauguração, Alaíde criou o "totivendo" - uma espécie de "escondidinho" às avessas com bastante recheio. As fritadas de bacalhau, frutos do mar, camarão e carne seca, também merecem destaque especial.

Com capacidade para 80 pessoas, o bar tem ainda no cardápio 40 tipos de petiscos, uma grande variedade de sanduíches, salgados, caldos e fritadas. Além do chope da Brahma gelado, são servidos drinques, sucos e vinhos.

O ambiente descontraído, com direito a uma varanda com deck, é um projeto da Ouriço Arquitetura com execução da Montagem Engenharia. Velho amigo, o cartunista Chico Caruso fez questão de dar um toque à decoração com uma charge feita especialmente para o casal. É ele também quem assina o layout dos cardápios. 

Receita do bolinho de abóbora com camarão

Rendimento: 30 bolinhos

Ingredientes

300g de abobora

¾ de xícara de cebola e pimentão bem picado

1 dente de alho amassado

1 colher de sopa de manteiga

½ xícara de creme de leite

½ xícara de creme de arroz (de caixinha da Cremo gema verde)

Pimenta do reino

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em umapanela coloque a manteiga, o alho, a cebola, a pimento e refogue bem. Acrescente a abóbora. Mexa bem, em seguida coloque o creme de arroz e o creme de leite.Mexa até chegar no ponto consistente da massa. Tire da panela e deixe esfriar. Coloque o recheio quando estiver frio.

Recheio:

½ kg de camarão

1 caixa de queijo cremoso

Em uma panela coloque a água e deixe ferver acrescentando o camarão. Quando estiver quase fervendo, retire o camarão e coloque em uma tigela. Tempere o camarão com alho, azeite e deixe esfriar. Quando a massa estiver fria, pegue pequenas quantidades dela e abra sobre a mão recheando com creme cremoso e camarão (já temperado)

Empanar: Passar no ovo e na farinha de rosca

O óleo não pode ser muito quente.