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Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

Dicas nutricionais para as festas de fim de ano
Redação Rio Gourmet
Por: Redação Rio Gourmet
Dia 11/11/2019 18h07

Para não exagerar no consumo de calorias nas festas de fim de ano, saiba como ter uma alimentação mais saudável nas comemorações.

Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

Final de ano se aproximando é sinônimo de festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas datas festivas são extremamente calóricos, ricos em gorduras e açúcares.

Um consumo excessivo de calorias pode interferir significativamente na balança, e colocar a dieta do ano inteiro por água abaixo. É possível realizar uma ceia de Natal e Ano Novo mais saudável, com opções de alimentos mais lights.

Ceia de Natal

- Tender: carnes nobres suínas selecionadas, processadas e defumadas com madeiras especiais para perfumar a carne. Riquíssimas em sódio (sal);

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- Chester: é uma super ave, ou seja, um frango muito maior que o convencional. Apresenta mais gorduras do que o peru e uma quantidade menor de proteínas;

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- Peito de peru: é uma das alternativas menos calóricas (quando removida a pele). É uma das carnes mais magras e com uma maior quantidade de proteínas;

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- Lombo: carne suína branca, mais fibrosa e menos suculenta que as demais. Apresenta baixíssima taxa de gordura;

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- Pernil suíno ou de vitelo: são bem saborosos, pois apresentam uma concentração maior de gorduras, e por isso são mais calóricos. Podem ser servidos com ou sem osso.

Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

O que não pode faltar:

Peru, lombo, farofa light, arroz bem colorido, saladas de folhas e algumas nozes, castanhas e frutas (evitar compotas). Como sobremesa, optar pelo sorvete zero açúcar ou doces com frutas.

 

Ceia de final de ano

A ceia do Ano Novo é cheia de superstições.

– Lentilha ou grão de bico: é o alimento que traz fortuna. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento; do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos. Representa renovação;

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– Uva: esta fruta não pode faltar, pois atrai boa sorte para o ano inteiro. No entanto, não exagere nas uvas, pois é a fruta mais rica em açúcar; coma de 3 a 5 gomos;

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– Peixe: está vinculado com a boa sorte e o amor. Além disso, é riquíssimo em ômega -3, que é excelente para a cabeça e para o corpo;

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– Carne de porco: baixa taxa de gorduras e representa saúde. Além disso, o porco é um animal que fuça para frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, o peru ou o faisão não são uma boa pedida para a passagem do ano, pois todos os três ciscam para trás;

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- Romã: símbolo da fartura e da esperança. É uma fruta riquíssima em nutrientes e ajuda a acelerar o metabolismo (emagrecimento).

 Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

 

Bebidas 

Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

Cuidado! O álcool, além de não alimentar, tem muitas calorias. Se a intenção é perder peso, as bebidas alcoólicas precisam ser banidas (ou pelo menos bastante reduzidas) da dieta. Cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto um grama de proteínas ou de carboidratos tem quatro calorias. Além disso, o álcool contribui para o aumento da gordura visceral (abdominal).

 

Fonte: https://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/dicas_final_ano/ 

 

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