MELLO CHAVES: UM AMANTE DOS PRAZERES DA BOA MESA

MELLO CHAVES: UM AMANTE DOS PRAZERES DA BOA MESA

O advogado tributarista Leandro Barbosa de Mello Chaves, 39, radicado no Rio de Janeiro há 23 anos, sócio da Mello Chaves Advogados Associados, sediada no Centro da Cidade, é um dos grandes expoentes de sua geração. Conhecido carinhosamente como Dr. Tributo, devido a inúmeras vitórias conquistadas na área do Direito Tributário, inclusive atuando na área de restaurantes, Mello Chaves é um grande apreciador da gastronomia carioca.

Apesar do estilo de vida naturalista e preocupado com os cuidados com a alimentação e exercícios físicos, ele não abre mão de, pelo menos uma vez por semana, tomar um caprichado café da manhã na Confeitaria Colombo, de preferência no Posto 6, em Copacabana, para apreciar a vista belíssima do local, além as iguarias do lugar. É fã também do Talho Capixaba, no Leblon.

Quando o assunto foge um pouco das referências gourmet, Mello Chaves reitera que os restaurantes são os que mais sofrem com a elevadíssima carga tributária, arcando inclusive com o pagamento ilegal de alíquota de ICMS, incidente sobre o consumo de energia elétrica. De acordo com ele, os consumidores de energia elétrica do Estado do Rio de Janeiro são obrigados a pagar uma alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que correspondente a 32% do consumo mensal. Entretanto, o Tribunal de justiça do Estado considerou esta cobrança ilegal, desde o ano de 2008, reduzindo tal alíquota para 18%. “Mesmo assim o Estado do Rio continua tributando indevidamente os contribuintes de forma abusiva e arbitrária. Cabe a eles, restaurantes, entrarem na justiça e valer-se de tal benefício para reduzir sua conta e recuperar os valores indevidamente pagos nos últimos 05 anos”, explica o especialista.

Retornando as referências gastronômicas, Leandro gosta também de cozinhar e receber os amigos em casa para degustarem um risoto de camarão, sua especialidade. Costuma levar a filha, Júlia, de 06 anos, para se divertir no Animasom, no Rio Sul, aos teatros da Gávea e ao cinema. E, final de semana, não abre mão de ver o por do sol nos quiosques da Pedra do Leme e no Porto da Pedra em Búzios

Abaixo, ele aponta para a coluna ‘A Cara do Rio’ suas preferências gourmets:

 

1 - Bebidinha detox: Abacaxi, limão, couve-flor, gengibre e maça.

2 - Prato de verão: Saladas diversas.

3 - Onde gosta de tomar um café da manhã caprichado: No Talho Capixaba, no Leblon.

4 - Almoço entre amigos: Mosteiro, no Centro da Cidade. Excelente cozinha e ambiente ideal para fechar bons negócios.

5 - Sugestões para um jantar romântico: Skylab, no último andar do Hotel Othon, em Copacabana. Vista maravilhosa.

6 - Lanche for business: Balada Mix.

7 – Boteco predileto: Jobi, no Leblon.

8 - Fim de tarde à beira mar: Quiosques da Pedra do Leme e Porto da Pedra, em Buzios.

9 - Na cozinha de casa (o que gosta de cozinhar): Risoto de camarão.

10 - Restaurante a quilo: Fellini, no Leblon.

11- Comidinhas necessárias: Carnes e saladas.

12- Chef: Claude Troisgros, sempre o melhor. Ele é o cara!

13 - Para levar as crianças: Shopping da Gávea para teatros e Rio Sul para o Animasom. Claro, sempre cinema nos finais de semana com minha filha linda.

14 - Aquela super padaria: The Slow Bakery, em Botafogo e a Talho Capixaba, no Leblon.

15 - Programa de Domingo: Passear pelo calçadão de Ipanema e pegar uma praia.

16- Para beber um bom vinho: Wine House Rio.

17 - O melhor petisco: O da Vila é tradicional, a cara do carioca.

18 - Um restaurante que é a cara do Rio: O Marius, no Leme. Tem a carne e os Crustáceos. Qual carioca já não se rendeu aos encantos deste gaúcho boa praça, e sua casa com aquela comida maravilhosa? Sou fã!