Mulheres se destacam no cenário gastronômico nacional

Mulheres se destacam no cenário gastronômico nacional


Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado mais espaço e igualdade nas cozinhas dos restaurantes, ambiente tradicionalmente masculino.  Em razão disso, encontramos na gastronomia brasileira diversos nomes de peso, chefs renomadas que são reconhecidas internacionalmente pelos seus pratos inovadores, saborosos e gourmets. Separamos uma lista com cinco das mais influentes chefs do nosso país.


Helena Rizzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Eleita recentemente como a melhor chef mulher do mundo pela revista britânica “The Restaurant”, a gaúcha comanda sozinha a cozinha do Maní. Durante muitos anos, a chef dividia o comando com seu ex marido, o chef espanhol Daniel Redondo, que esse ano teve que retornar à Espanha. O restaurante, localizado na zona oeste de São Paulo, é conhecido pela sua cozinha brasileira contemporânea e criativa. Helena também é jurada do programa The Taste Brasil, exibido pelo canal GNT. 


Roberta Sudbrack

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A autodidata Roberta começou vendendo cachorro quente nas ruas de Brasília, depois foi para os EUA cursar veterinária, onde se apaixonou pela culinária. Ao voltar pro Brasil se rendeu à profissão e chegou a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Anos depois abriu um restaurante que levava seu nome no Rio de Janeiro, que em 2013 ficou em 10º na lista dos melhores restaurantes da América Latina. Em dezembro de 2016, Roberta anunciou o fechamento da casa, para a surpresa de muitos. Atualmente, a gaúcha ainda tem planos de abrir um novo restaurante, cujo conceito ainda está sendo analisado.


Paola Carosella

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Argentina de nascimento, mas brasileira de coração, Paola é um dos nomes mais famosos da gastronomia nacional. Chef do Arturito, em São Paulo, aprendeu a cozinhar com a prática e já trabalhou com grandes nomes da cozinha argentina, como Francis Mallmann. Antes de vir para o Brasil, trabalhou em países como França e Inglaterra. Atualmente faz parte da bancada de jurados do reality Masterchef Brasil, transmitido pela Band. Na sua coleção de troféus estão o de chef revelação, em 2005 pela revista Gula; chef do ano pela revista Veja São Paulo Comer e Beber; e melhor restaurante variado pela mesma revista, nos anos de 2009 e 2010.


Carla Pernambuco

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dona de um currículo extenso, Carla além de comandar a cozinha do Carlota, em São Paulo, e tocar junto com sua sócia Carolina Brandão, o Las Chicas, apresenta também um programa de tv no canal Fox Life, chamado “Brasil no Prato”. A chef, autora de seis livros, é conhecida por organizar semanas temáticas fora do país.


Mara Salles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convivendo intensamente com a cozinha desde pequena, Mara é considerada um dos principais ícones da culinária brasileira. Há 26 anos está à frente do restaurante Tordesilhas, em São Paulo. O estabelecimento, cujas receitas possuem influências indígenas, foi um dos 12 eleitos na categoria Consagrados da revista Gosto, que escolheu os 60 melhores de São Paulo.