Revista RioGourmet - O Guia Gastronômico da Cidade

Aguarde, carregando...

Rafael Erbs e suas releituras

Rafael Erbs e suas releituras
Redação Rio Gourmet
Por: Redação Rio Gourmet
Dia 09/02/2016 03h22

Rafael Erbs gosta de criar com a própria alma

 

 No coração de Ipanema, o Riso Bistrô tem como chef, desde março, Rafael Erbs, que trabalhou    por seis anos ao lado de ninguém menos que Roberta Sudbrack, como seu sus chef.

  Rafael acaba de renovar todo o cardápio da casa com suas criativas receitas. “Meus    pensamentos sobre cozinha se baseiam em pratos clássicos, produtos frescos, do dia,  selecionados cuidadosamente, para que eu consiga trabalhar com os ingredientes em seus  melhores momentos. Busco trazer aos apreciadores, uma experiência saborosa, que passe pela  lembra de algo já visto, com a surpresa do novo, mantendo sempre o sabor do prato”, comenta o  chef.

 Ele gosta de recriar pratos tradicionais, fazendo releituras criativas e surpreendentes, que aguçam  até os paladares mais exigentes. Com passagem pela cozinha do Irajá Gastrô, Rafel Errbs  frequentemente, divide seus conhecimentos nos cursos do Prosa na Cozinha. Entre os  inovadores sabores que o chef deu ao restaurante Riso estão:

 Ceviche: à base de cherne, com calda de maracujá, cebola roxa, molho base de limão, finalizado  com semente de maracujá e flores comestíveis

 Risoto de camarão: com rúcula, tomates cerejas assados, bottarga e chutney de pimentão que é  um molho levemente agridoce.

 Gaspacho: Sopa fria, clássica de origem europeia ( Portugal e Espanha). Na releitura, Rafael faz  um caldo a base de pepino, tomate e pimentão vermelho. Acompanha tomates frescos, pele de  tomate crocante, pepino congelado, pão crocante e brotos variados.

 Rafael também gosta de criar pratos com alma própria, tendo apenas sua história e o aprendizado  ao lado de Roberta Sudbarack como inspiração:

 Salada com Brandade de pirarucu: prato leve, à base de um mix de folhas orgânicas, chips de  aipim, nuts que é uma mistura de castanhas, semente de abóbora e amendoim. Servido com a  brandade de pirarucu que é uma mistura de pirarucu salgado e depois cozido e nata, para formar  um creme.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas do mundo gastronômico.