Sabores de Belém

Sabores de Belém

         Na cidade da chuva, não tem tempo ruim. Há comida de rua, de restaurante ou de feira. Belém preza pela farinha e pelo peixe – e muito sal. Para matar a sede, sucos e sorvetes de frutas amazônicas. Conheça alguns dos endereços que transformaram a cidade em destino certo de chefs e apaixonados pela boa cozinha.

Point do Açaí

 

Se quiser provar um típico peixe com açaí e ter conforto, vá ao Point do Açaí. Uma das unidades fica próximo à Cidade Velha, instalado em um antigo casarão. Para quem quer conhecer o prato de todo dia do belenense, o pirarucu frito com açaí e farinha d’água é uma boa pedida. Fica na Boulevard Castilhos França, 744, Campina – (91) 3212-2168.

Remanso do Bosque

 

O restaurante dos irmãos Thiago e Felipe Castanho figura como o 38º melhor restaurante da América Latina segundo a publicação Restaurant. Serve comida típica do Pará com uma roupagem mais contemporânea, como peixe assado na folha de bananeira. Tem menu degustação apenas à noite. Thiago e Felipe começaram a trabalhar no restaurante da família, o Remanso do Peixe (Travessa Barão do Triunfo, 2.590, Marco – (91) 3228-2477), ainda adolescentes. Por lá, os principais preparos são caldeiradas e outros pratos tradicionais do estado. Rua 25 de Setembro, 2.350, Marco – (91) 3347-2829.

Estação das Docas

Se o tempo chuvoso impedir uma volta a pé pelos bairros Cidade Velha, Comércio, Nazaré e Reduto, vá para a Estação das Docas. A tríade bar da Amazon Beer, Sorveteria Cairu e restaurante Lá em Casa formam um belo cartão-postal gustativo da cidade. Av. Mal. Hermes, próximo ao Boulevard Castilhos França.

◉ Amazon Beer – É considerada uma das melhores cervejarias do Brasil. Tem nove tipos de chope, feitos com priprioca, açaí, bacuri e taperebá, para serem degustados com porções. Os bolinhos de pato com pimenta no tucupi e palmito selvagem com ervas e pimenta ao forno são alguns dos destaques do cardápio.

◉ Sorveteria Cairu – Depois de experimentar as frutas in natura no Mercado Ver-o-Peso, prová-las na versão de sorvete pode ser interessante. Destaque para os sabores uxi, castanha-do-Pará, taperebá, muruci, cupuaçu, bacaba, bacuri, açaí com tapioca, entre outros sabores da Amazônia, servidos em bolas generosas.

◉ Lá em Casa – O restaurante que colocou Belém no mapa gastronômico tem pratos típicos para um almoço ou jantar, como maniçoba, tacacá e preparo com peixes e farinha. A cozinha é comandada pela filha de Paulo Martins, Daniela.

 

 

 

 

Publicidade